Tecnologia de Yara

Sistemas de recobrimento dos grânulos (coating)

O recobrimento é importante para preservar a qualidade do fertilizante, protegendo-o contra a absorção de humidade e os danos físico causados pelo manuseio, principalmente em climas tropicais (recobrimento para climas tropicais – Tropical Coating ou Tropicote).

Taxa de absorção de água en YaraLiva

O Centro de Tecnologia Yara desenvolveu recobrimentos eficientes para:

  • Diminuir a absorção de água quando houver exposição ao ar húmido;
  • Diminuir a tendência ao empedramento;

Diminuir a formação de poeira.Além disso, o recobrimento pigmentado geralmente é usado para dar uma certa cor ao produto. Os agentes de revestimento usados para melhorar às qualidade de fertilizantes são inofensivos a plantas, ao solo e aos seres humanos. 

Agentes anti-empedrantes

Os fertilizantes e os produtos com sais solúveis em água geralmente tendem a se aglomerar durante o transporte e o armazenamento. A fim de evitar o empedramento, os fertilizantes são tratados com vários agentes que normalmente incluem um composto surfactante e um pó fino e inerte. O surfactante controla a formação de cristais para que pontes fortes não sejam formadas; o pó reduz a superfície de contato.

Prevenção de formação de pó

A quantidade depó libertado pelos fertilizantes dependem de várias propriedades físicas, como a força e o formato da partícula, as formas de manuseio e o sistema de recobrimento aplicado.

Prevenção da decomposição térmica

Em condições normais, todos os fertilizantes à base de nitrato de amónio são materiais estáveis. Quando armazenados sob a luz direta do sol, podem ocorrer flutuações. Isso faz com que os fertilizantes inchem e se fragmentem fisicamente.

Descomposición de Nitrato de Amónio

A fragmentação é maior se o produto for estabilizado inadequadamente e/ou possuir um teor maior de água. 

O nitrato de amónio (NA) ocorre em diferentes estruturas cristalinas estáveis; a transformação de uma para outra é acompanhada por alterações no volume. A transição a 32 °C resulta em alteração da densidade e pode fazer com que o produto se fragmente em partículas finas se ele for aquecido ou resfriado enquanto passa por essa temperatura. 

O NA 33,5 e alguns outros produtos com alto teor de nitrato de amónio contêm estabilizadores que minimizam a decomposição térmica.

Entretanto, durante longos períodos de armazenamento, esses produtos também podem se desintegrar, se as condições para a decomposição térmica forem favoráveis. 

Deverá ter atenção às condições climáticas, principalmente dos locais onde os produtos são armazenados em granéis.

Prevenção da condensação

O ar pode libertar aproximadamente 10-15 gramas de água/m3 por noite num um clima quente e húmido. Isso significa aproximadamente 90 l/dia ou 1.260 l em duas semanas num pequeno depósito de 1.000 toneladas (30x20x10).

É importante levar a água para o lado de fora. Em novos projetos, o isolamento de telhados é usado para reduzir a variação de temperatura. Deverá cubrir sempre o produto com filmes plásticos resistentes.