Controlando acidez de frutos do citrinos

Durante o processo de amadurecimento, os ácidos nas frutas de citrinos são degradados, o teor de açúcar aumenta e a relação açúcar/ácidos atinge um maior valor.

Um alto nível de acidez – comum em frutos imaturos – faz com que o fruto fique com sabor azedo. Por outro lado, frutos excessivamente maduros têm níveis muito baixos de acidez e portanto perdem esse sabor característico.

Para a cultura do limão, um alto nível de acidez é particularmente importante. Variedades de limão possuem em torno de 5-7% (principalmente ácido cítrico), sendo que a laranja possui em torno de 1%.

Azoto e Potássio aumentam acidez dos frutos, ao passo que cálcio e cobre reduzem a acidez. Outros nutrientes pouco afetam a acidez. 

Nitrógeno & qualidade interna

Azoto

Em ensaios, aumentos na dose de azoto em até 364 kg/ha melhoram significativamente a relação SST/acidez do fruto.

Efectos de potasio en SST y acidez

Potássio

Potássio aumenta o conteúdo de ácidos orgânicos no sumo, reduzindo a relação SST/Acidez. Assim, um correto uso de potássio é importante e difere na produção de laranjas doces, tangerinas, ou lima ácida.

Cobre e qualidade interna do fruto

Cobre

Enquanto a deficiência de cobre é rara, ensaios na Índia indicam que o cobre reduz a acidez e aumenta a relação SST/Acidez em tangerinas. O uso excessivo de cobre pode atrasar o amadurecimento dos frutos.