Fósforo na produção de citrinos

O fósforo é um componente de lípidos e ácidos nucleicos e é importante no metabolismo, transferência de energia e transporte de fotoassimilados durante a produção de citrinos.

Efeito do fósforo por fase de desenvolvimento

Fase Efeito do fósforo     
Floração Manter a produtividade a longo prazo
Pós-Colheita

Manter a produtividade da árvore a longo prazo

Orientações gerais para a aplicação de fósforo

Embora não sejam necessárias grandes quantidades, o equilíbrio correto de fósforo com outros nutrientes é um fator fundamental na produção de citrinos. É particularmente importante durante o crescimento inicial das plantas em hortas de cultivo recente. A longo prazo, as aplicações regulares de P mantêm a produtividade e a qualidade dos frutos em pomares adultos. É importante uma boa disponibilidade durante períodos de crescimento ativo de raízes, por exemplo na primavera e entre períodos de rebentos vegetativos.

Deficiências de fósforo nos citrinos

A deficiência de fósforo é raramente observada em plantas maduras de citrinos, mas quando ocorre pode provocar a redução da floração, o que prejudica a produção e dá frutos mais pequenos com diminuição do rendimento do sumo. Folhas com carência de P apresentam uma coloração bronzeada e são mais pequenas do que o normal. Folhas mais velhas apresentam necrose nas margens e nas pontas. Os ramos ficam fracos, a floração reduz-se e os frutos ficam com um aspeto esponjoso e mole antes de amadurecerem.