Citrinos
Transmitido por um inseto chamado psilídeo asiático do citros, a doença, que foi primeiramente encontrada no sul da Califórnia em 2012, destrói a produção, levando a frutos deformados, amargos e não comestíveis.
Por enquanto, pesquisas estão sendo realizadas, e há crescentes evidências de que uma nutrição balanceada pode promover mitigação dos efeitos de HLB. Por exemplo, há evidências de que árvores de citrinos preferem o azoto em forma de nitrato, podendo apresentar toxicidade à formas amoniacais de N.
Tais aumentos nas concentrações de amónio no solo pode também reduzir extração de potássio, cálcio e magnésio, de maneira que as árvores podem atestar positivamente, e exibir sintomas de HLB Greening.
Em contraste, as árvores com teores adequados de potássio, cálcio e magnésio não exibem sintomas de HLB, mesmo que atestem positivamente para a doença.
Os engenheiros agrónomos da Yara serão capazes de dar mais informações sobre esses efeitos, de acordo com os resultados que têm sido gerados nas recentes pesquisas.
Ásia e Oceania