Assim como acontece com amarelecimento das folhas, qualquer mancha ou outra irregularidade na coloração de folhas de citrinos precisam ser verificadas. Deve-se ter atenção especial no local onde as manchas ocorrem; notar os sintomas e em caso de dúvida, mandar o tecido para análise.
Potássio
Os primeiros sintomas de deficiência de potássio podem ser manchas amarelo/acastanhadas ao longo da margem das folhas mais velhas. Essas manchas podem aumentar de tamanho, de maneira que a folha inteira adquira essa coloração.
Manganês
Deficiência de manganês é normalmente percebida em folhas jovens como um amarelecimento manchado na folha. As nervuras permanecem verdes, enquanto a área entre as nervuras adquirem coloração verde-clara a amarelo. Em casos extremos, espaços brancos podem aparecer entre as nervuras. Deve-se ter cuidado, pois pode ser confundido com deficiência de zinco.
Molibdénio
Deficiência de molibdênio ocorre entre nervuras, na forma de espaços amarelados e são percebidos principalmente no verão. Esses sintomas são mais severos em solos ácidos e podem ser tratados por meio de pulverização com fertilizantes foliares.
Zinco
Os primeiros estágios de deficiência de zinco ocorrem na forma de espaços cloróticos na folha nervuras apresentam coloração verde. Deve-se ter cuidado, pois pode ser confundido com deficiência de manganês.