Citrinos
Estádios |
Efeito do Potássio |
Floração |
Estabelecimento precoce da produtividade |
Pegamento de frutos |
Crescimento dos frutos |
Crescimento e maturação de frutos |
Aumenta o tamanho e teor de suco dos frutos, melhora o teor de vitamina C e distúrbios e doenças. |
Pós colheita |
Manutenção da produtividade e longevidade do pomar |
Frutos de citrinos extraem mais potássio do que qualquer outro nutriente. A aplicação das doses podem ser calculadas baseando-se em análises de solo e foliar, sendo a análise de solo a mais utilizada. Doses de 300-600g K2O/árvore são geralmente aplicadas e 3-5 parcelamentos durante o ciclo de crescimento. A fase de maior extração de potássio ocorre durante desenvolvimento final de frutos e as doses aplicadas precisam ser aumentadas nessas fases.
Os sintomas de deficiência visual podem variar durante o desenvolvimento da cultura. Os primeiros sintomas de deficiência de potássio podem ser manchas amarelo/bronzeadas nas margens das folhas. Tais manchas então aumentam de tamanho e avançam para o interior da folha até o momento em que as folhas ficam completamente cobertas com a mesma coloração amarelada. Rachadura nos frutos é outro sintoma de baixos níveis de potássio. Análises regulares de tecido foliar devem ser feitas para prevenir tais problemas. As aplicações de potássio resultam em folhas vigorosas e verde-escuras.
O potássio tem um grande impacto no tamanho da folha e no vigor e sanidade da árvore. É também responsável pela qualidade de partes internas e externas da fruta, incluindo tamanho e espessura e coloração da casca. Testes com o sabor da laranja confirma um efeito positivo de potássio na produtividade, tamanho e qualidade da fruta. O rendimento melhorado é devido, em parte pela melhor frutificação, mas principalmente pelo aumento da fruta.
Em alguns casos, a aplicação do solo K pode ser pouco eficaz, em solos de argila com alta CTC e onde níveis de Ca, Mg, Na são elevados e competem pela absorção de K. Nesta situação, pulverizações foliares devem ser utilizados para complementar as aplicações de K.
O aumento do rendimento pela aplicação de potássio é explicado em parte pelo aumento do numero de frutos por planta, como mostra trabalho em Laranja Valência realizado no sul da Califórnia.
Baixas concentrações de potássio em relação a nitrogênio na folha são a causa de menos frutos comercializáveis e aumenta na incidência de doenças.
A nutrição adequada de potássio influencia positivamente no tamanho do fruto, na espessura da casca e na cor da fruta. Os ensaios também confirmam um efeito positivo sobre o teor de suco em limões, limas e também em laranjas doces.
O potássio aumenta o teor de ácidos orgânicos no suco de frutas. Este aumento na acidez também pode reduzir a relação TSS/Ácido. Portanto, o regime K correto é importante e será diferente para a produção de laranjas doces, mandarinas ou limões ácidos.
Ásia e Oceania