Potássio na produção de citrinos

Junto com o azoto, o potássio é um dos nutrientes mais importantes para produção de citrinos. Ele é necessário para ativação enzimática, divisão celular fotossíntese, transporte de fotoassimilados e regulação de osmose.

Efeito de potássio nos estádios de crescimento

Estádios

Efeito do Potássio

Floração

Estabelecimento precoce da produtividade

Pegamento de frutos

Crescimento dos frutos

Crescimento e maturação de frutos

Aumenta o tamanho e teor de suco dos frutos, melhora o teor de vitamina C e distúrbios e doenças.

Pós colheita

Manutenção da produtividade e longevidade do pomar

Orientações Gerais para Aplicação de Potássio

Frutos de citrinos extraem mais potássio do que qualquer outro nutriente. A aplicação das doses podem ser calculadas baseando-se em análises de solo e foliar, sendo a análise de solo a mais utilizada. Doses de 300-600g K2O/árvore são geralmente aplicadas e 3-5 parcelamentos durante o ciclo de crescimento. A fase de maior extração de potássio ocorre durante desenvolvimento final de frutos e as doses aplicadas precisam ser aumentadas nessas fases.

Deficiências de Potássio em Citrinos

Os sintomas de deficiência visual podem variar durante o desenvolvimento da cultura. Os primeiros sintomas de deficiência de potássio podem ser manchas amarelo/bronzeadas nas margens das folhas. Tais manchas então aumentam de tamanho e avançam para o interior da folha até o momento em que as folhas ficam completamente cobertas com a mesma coloração amarelada. Rachadura nos frutos é outro sintoma de baixos níveis de potássio. Análises regulares de tecido foliar devem ser feitas para prevenir tais problemas. As aplicações de potássio resultam em folhas vigorosas e verde-escuras.