Extração de Macronutrientes
Azoto e Potássio são um dos principais nutrientes para aumentar o crescimento de citrinos e produtividade das culturas, como você pode observar acima. As maiores necessidades de nutrientes
O azoto e potássio são os nutrientes mais importantes para o rendimento na produção de citrinos. O cálcio é essencial, sobretudo para a qualidade do fruto.
O azoto é um dos nutrientes mais críticos para estimular o crescimento e dar bons rendimentos nos citrinos. As plantas requerem até 2 kg/ha por dia de N durante o período de crescimento do fruto. Normalmente aplica-se azoto e cálcio em 3 a 5 aplicações durante a temporada de crescimento. sobretudo durante os períodos de novo crescimento.
A fertirrigação permite em geral melhor coordenação e melhor eficácia dos nutrientes. Pode-se incrementar a quantidade de azoto para satisfazer os períodos de maior necessidade.
O fósforo é um componente dos ácidos nucleicos e lípidos e tem um papel fundamental no metabolismo, transferência de energia e transporte de fotoassimilados. Apesar de não usar-se em quantidades grandes, o fornecimento correcto entre o fósforo e outros nutrientes é crítico.
O fósforo é particularmente importante durante o crecimiento inicial da árvore em parcelas novas. A longo prazo, aplicações regulares de fósforo manterão o rendimento e qualidade do fruto de árvores adultas.
O potássio é um dos nutrientes mais críticos para estimular o crescimento da árvore e os rendimentos. Durante a maturação, a necessidade de potássio aumentará no fruto e taxas de até 2 kg/ha por dia de K têm que ser aplicadas. O nitrato de potássio é o fertilizante preferido durante o crescimento do fruto, assim como o nitrato de cálcio. As aplicações de potássio podem aumentar-se para satisfazer a necessidade em períodos com maior necessidade. A fertirrigação dá melhor
Aplicar cálcio é também importante, sobretudo durante as fases iniciais de crescimento até à ampliação do fruto. O cálcio é o elemento mais encontrado nas folhas de citrinos, e múltiplas aplicações durante a temporada produzem colheitas de bom rendimento e com a melhor qualidade dos frutos. As necessidades por parte do fruto mostram que os mais necessários são o N e o K. O cálcio é o terceiro nutriente mais utilizado. O importante é ter em conta o nível de cada nutriente necessário pelos frutos. As quantidades variam significativamente entre os tipos de citrinos.
Embora os níveis de micronutrientes sejam muito mais baixos que os macro para satisfazer as necessidades de rendimiento e qualidade, o equilíbrio correcto entre estos oligoelementos é essencial.
Ferro, zinco, manganês e boro são os micronutrientes que se consumem em maiores quantidades para assegurar que não se afecte o desenvolvimento e qualidade.
O boro é um dos micronutrientes que se consomem em maiores quantidades para assegurar que o desenvolvimento e qualidade são afectados. Normalmente aplicam-se com o objectivo de assegurar o vingamento do fruto, enquanto outros nutrientes se aplicam durante períodos de crescimento activos da área foliar.
O cobre em citrinos afecta a fotossíntese, produção de proteínas, a viabilidade do polén por isso o vingamento, a respiração e o aproveitamento da água. O cobre pode aumentar o conteúdo de sumo no fruto. No entanto, o uso excessivo pode atrasar a maturação do fruto
A deficiência de ferro é comum e bem reconhecida. O efeito mais óbvio é bloqueio do vingamento do fruto e o seu tamanho reduzido. Isto resulta num rendimento menor. Um fornecimento de baixo de ferro pode também provocar uma demora na maturação e por conseguinte na colheita. O nível de deficiência e a resposta ao ferro varia de acordo com o tipo de citrino. O ferro também tem um efeito directo na qualidade da colheita. Melhora o nível sólido solúveis totais (SST) em laranjas e clementinas, da mesma forma que aumenta arelação SST/acidez.
O manganês é um dos elementos que em maiores quantidades é necessário para assegurar que não seja afectado o desenvolvimento e a qualidade.
Aplicado directamente ao solo pode formar complexos e levará mais tempo a ser absorvido. A aplicação na forma foliar ou em fertirrigação reduzirá a deficiência durante a temporada pois é absorvido rapidamente pela planta.
As principais funções do zinco é ser co factor das enzimas e da produção de reguladores de crescimento responsáveis pela extensão dos entrenós e desenvolvimento dos cloroplastos.